O escândalo da graça

27/07/2025

Por: Reginaldo Cresencio

A fé cristã não é um convite à ingenuidade, tampouco à passividade diante do mal. Em um mundo injusto, caótico e hostil, o crente precisa discernir os tempos e usar de sabedoria espiritual para reagir com graça, firmeza e coragem. Paulo estava em Jerusalém, diante de uma multidão furiosa. Seu testemunho de conversão provocou um escândalo não por causa da luz do céu, nem pelas escamas nos olhos, mas porque ele disse que Deus o havia enviado aos gentios (v.21). Isso foi o suficiente para que a turba se levantasse novamente, clamando por sua morte.

E, no meio da tensão, Paulo revela algo que muda todo o rumo da história: "Sou cidadão romano". De repente, os açoites são suspensos, os soldados recuam, e Paulo ganha tempo — tempo precioso para continuar cumprindo sua missão.

O texto nos ensina que o crente, enquanto cidadão do céu, não negligencia sua responsabilidade na terra. Ele age com prudência, usa os meios legítimos que Deus lhe proporciona e, ainda assim, confia que a mão soberana do Senhor dirige todas as coisas.

ACESSE ABAIXO O MATERIAL COMPLETO ↓